Síntese do surgimento das AME
A ideia da sua formação surgiu a partir de um grupo de médicos que idealizavam promover estudos que possibilitassem a inclusão do paradigma espiritual nos modelos de tratamento de saúde.
Os primeiros registos da atividade médico-espírita datam de 19 de Fevereiro de 1967, decorrentes de uma reunião de vários médicos, contando também com a presença de Spartaco Ghilardi, que tinham o propósito de fundarem uma sociedade composta por médicos espíritas.
As mensagens dos Espíritos indicavam ser necessária a aplicação dos conhecimentos espíritas à ciência médica, estabelecendo as bases da Medicina do Futuro.
A primeira Associação Médico-Espírita surgiu em São Paulo (AME-SP), foi fundada a 2 de Julho de 1967 e reconhecida legalmente a 30 de Março de 1968.
Desde 1980 a AME-SP envolveu profissionais de outras áreas da saúde ou de pesquisas afins, mantendo a exigência de serem espíritas Kardecistas.
Em Fevereiro de 1990 o Dr. Bezerra de Meneses, em espírito, revelou à Dr.ª Marlene uma incumbência de Jesus: ela deveria fundar a Associação dos Médicos Espíritas do Brasil, também designada Associação Médico-Espírita do Brasil (AME – Brasil), que foi oficialmente fundada em São Paulo a 17 de Junho de 1995.
A Associação Médico-Espírita Internacional (AME – Internacional) foi fundada 4 anos mais tarde a 4 de Junho de 1999, também em São Paulo, durante a realização do II Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil e I Congresso Médico Espírita Internacional. Participaram da sua fundação representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Guatemala, Panamá e Portugal.
Atualmente integram a AME-Internacional representantes da AME-Argentina, AME-Brasil, AME-Colômbia, AME-Cuba, AME-Estados Unidos, AME-França, AME-Guatemala, AME-Panamá, AME-Portugal e AME-Suíça.
Apesar de oficialmente só estes países terem AMEs legalmente constituídas, muitos mais são os países que têm contribuído para a divulgação deste novo paradigma para a Medicina, organizando eventos sob a égide da AME-Internacional.
Objetivo
A AME-Internacional tem como finalidade o Estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista a sua relação e integração com os campos da Ciência, em particular com a Medicina. Para cumpri-la, estimula ou apoia a realização de estudos, cursos, experiências e pesquisas científicas, visando a aplicação do paradigma médico-espírita.
Fundadora
A Dr.ª Marlene Nobre fundou e presidiu até 2015, ano da sua partida para a Pátria Espiritual, a AME - São Paulo, a AME - Brasil e a AME - Internacional, numa atitude de amor incondicional, não olhando a dificuldades e sacrifícios para levar a proposta bem sedimentada e validada pela Espiritualidade Maior de um novo Paradigma para a Medicina, no qual o Homem possa ser observado e tratado como um ser integral, constituído de Corpo e Alma, sendo esta última que determina a sua verdadeira essência.
Presidente atual da AME-Internacional
Prof. Doutora Sónia Dói, investigadora radicada nos Estados Unidos da América.