Programa do Seminário de 24 de outubro de 2015

program121

III SEMINÁRIO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE (PORTO)
No dia 24 de Outubro, sábado, tem lugar o III Seminário de Medicina e Espiritualidade, no Porto.
Este evento tem a organização da Associação Médico-Espírita do Norte (AME-Norte), e realiza-se no PARQUE BIOLÓGICO, Rua Cunha, 4430-681 Avintes, Vila Nova de Gaia, com página na internet em http://www.parquebiologico.pt

PREÇO: 10 €
PRÉ-INSCRIÇÕES PARA: norte.ameportugal@gmail.com

[fbvideo link="https://www.facebook.com/mariapaula.silva.900/videos/889893231059733/" width="600" height="auto" onlyvideo="1"]

Programa:

09H30: ABERTURA

09H40: Da poeira das Estrelas ao pensamento contínuo – Dra. Irvênia Prada

10H30: A Mediunidade em doentes psiquiátricos – Dr. Roberto Lúcio V. de Souza

11H20: INTERVALO

11H50: O Cancro e a sua Fisiopatologia Espiritual – Dr. Décio Iândoli Jr.

12H40: INTERVALO ALMOÇO

(Das 12h45 às 14h20 – Seminário para os estudantes da área da saúde)

14H30: Dependência química – Aspetos e contribuições da abordagem espírita- Dr. Roberto Lúcio V. de Souza.

15H20: Ação do Espírito sobre o Corpo Físico: Integrando Mente, Cérebro e Citoplasma- Dra. Irvênia Prada

16H10: INTERVALO

16H40: A Espiritualidade no Cuidado com o Paciente – Dr. Décio Iândoli Jr.

17H30: Mesa Redonda com Todos os Oradores.

18H00: ENCERRAMENTO

Decorre igualmente, entre as 12h45 e 14h20, um outro programa destinado a estudantes de medicina com a orientação dos oradores do seminário, com o programa:

12H45: ABERTURA.
Moderadora: Dra. Maria Paula Silva

12H50: Ser Estudante, Ser Espírita
Professor Doutor Décio Iândoli Jr.
Doutor em Medicina e cirurgião especialista em Gastrenterologia. Presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul (AME-MS). Vice-presidente da AME Internacional. Autor dos livros “Fisiologia Transdimensional”, “Ser Médico e Ser Humano” e “A Reencarnação Como Lei Biológica”

13H05: “Evidências da inclusão de espiritualidade na formação do académico de medicina: instrumentos e correlação positiva para a relação médico paciente.”
Autores: Cilas Pereira M. Júnior (DA-AME-ANÁPOLIS) e Jorge Cecílio Daher Júnior (AME-Goiás).
Cilas Pereira Machado Júnior.
Estudante de Medicina do 3o ano do Centro Universitário de Anápolis. Coordenador geral do Departamento Académico da Associação Médico-Espírita do BRASIL (DA-AME-Brasil). Diretor de pesquisa da liga de hematologia de Anápolis.

13H25: “Aprendendo com a prática: opiniões e percepções de estudantes da área da saúde após a realização da anamnese espiritual.”
Autores: Lídia Maria Gonçalves, Igraíne Helena Scholz Osório, Luan Leal Oliveira, Lígia Rodrigues Simonetti, Giancarlo Lucchetti (DA-AME- MS).
Carlos Roberto Figueiredo Coelho.
Estudante da 3o ano da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral do DA-AME-Brasil. Coordenador Geral do DA-AME-Carioca. Fundador da Liga Acadêmica de Medicinas e Espiritualidade da UERJ.

13H45: “Aspetos históricos e culturais da Glândula Pineal: comparação entre as teorias trazidas pelo Espiritismo em 1940 e as evidências científicas atuais”
Autores: Giancarlo Lucchetti, Jorge C. Daher Jr., Decio Iandoli Jr, Juliane P. B. Gonçalves, Alessandra L. G. Lucchetti Joana Farhat
Estudante de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Membro do Departamento Académico da Associação Médico-Espírita de Portugal (DA AME PT) e do grupo de investigação da AME Internacional.

14H05: Das aulas de anatomia até ao conhecimento do ser integral
Prof. Doutora Irvênia Prada
Médica Veterinária, doutorada pela Universidade de São Paulo (USP), onde recebeu o título de Professora Emérita. Docente jubilada e pesquisadora durante 44 anos em Anatomia e Neuroanatomia. Autora dos livros “Neuroanatomia Funcional em medicina Veterinária, com correlações clínicas”, “A Alma dos Animais” e “A Questão Espiritual dos Animais”.

14H20: ENCERRAMENTO